Só Templates

Créditos



Layout by



Ser artista não é moda. É filosofia de vida.Muitas vezes temos de deixar, temporariamente, amigos e familiares em busca da divulgação daquilo que fazemos e em que acreditamos, compartilhando conhecimentos que serão benéficos para muitos.O O bom de tudo, o mais gratificante é que o resultado não poderia ser outro: os amigos se multiplicam e a "família" cresce. É algo inexplicável!!!!!! ( Willimar Sampaio )

Para ler e refletir

Para fazer brotar um artista, é necessário desenvolver no mesmo habilidades que lhe são peculiares. ( Willimar Sampaio)

Como pesquisador da complexa inteligência, não me curvaria diante de nenhuma autoridade política e de nenhuma celebridade, mas me curvaria diante
de todos os professores e alunos do mundo. São eles que podem mudar o teatro social. São atores
insubstituíveis.
Dedico humildemente O código da inteligência a cada um deles...

Augusto Cury


Slide show - Se uma janela sobrepor a imagem,feche-a para poder conferir o nome do evento

Xadrez escolar - Ney

TV CÂMARA AO VIVO

DONALD NO PAÍS DA MATEMÁGICA -1

Edgar Morin

PROPORÇÃO ÁUREA

NÚMERO ÁUREO

domingo, 17 de maio de 2009

INICIAÇÃO ENXADRÍSTICA PARA CRIANÇAS DE SEIS ANOS-CEFTI Pequena Rubim

O projeto Enxadrístico da professora Willimar Sampaio foi implantado no CEFTI Pequena Rubim com início no mês de fevereiro estendendo-se até julho deste ano ,mais precisamente na turma de série inicial(para crianças de seis anos). O mesmo tinha como objetivo: 1. complementar o horário escolar na falta da chamada outras atividades; 2. elevar o índice de concentração, raciocínio e disciplina das crianças, dentre outros.
O Referencial Currricular da Educação Infantil afirma no seu vol. 1 p. 28 que "os jogos que possuem regras( também chamados de tabuleiro) propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio de atividade lúdica".
É preciso lembrar aos profissionais da educação que a lei mudou esta faixa etária(6 anos) do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental, mas a essência infantil não deixou de existir simplesmente porque houve mudança de nomenclatura e todas as estratégias, anteriormente aplicadas, devem ser preservadas. Foi nesse entendimento e no conhecimento das fases de desenvolvimento defendidas por Piaget que o projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar envolvendo as disciplina de arte, educação física, língua portuguesa, ensino religioso, geografia, matemática e história de maneira lúdica e prazerosa para que os objetivos acima fossem atingidos. O objetivo geral não era ensinar xadrez mas utilizá-lo como ferramenta de desenvolvimento de habilidades específicas para a idade acima citada.
Conhecimento do tabuleiro profissional com montagem parcial das peças: peões e torres. Apresentação do jogo, conhecimento das peças, conhecimento do tabuleiro simples e estudo do peão.

Um comentário:

Marina Campelo disse...

Professora Willimar é mesmo essa professora 10!!! Alguém ousaria duvidar? Se todas as series iniciantes tivessem o privilégio de te-la como professora, a escola do futuro nao só seria concentrada, como escutaria um ao outro. Parabéns!